Fique atento aos prazos para georreferenciamento de imóveis rurais junto ao Incra

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra é o órgão responsável pela análise e certificação do georreferenciamento dos imóveis rurais, conforme as normas técnicas estabelecidas pelo Decreto n.º 4.449/2002, que regulamentou a Lei Federal nº 10.267/20013. Em 2018, o Decreto n.º 9.311/2018 alterou os prazos para a obrigatoriedade do georreferenciamento, conforme o tamanho da propriedade. Veja a tabela abaixo:

Novos prazos para o georrefenciamento de imóveis rurais

Vigente para imóveis acima de 250 hectares
20/11/2018 para os imóveis com área de 100 a menos de 250 hectares
20/11/2023 para os imóveis com área de 25 a menos de 100 hectares
20/11/2025 para os imóveis com área inferior a 25 hectares

Os proprietários que não cumprirem os prazos estabelecidos estarão sujeitos a restrições cartoriais, como a impossibilidade de realizar alterações na matrícula do imóvel, bem como a utilização da propriedade para fins de garantia, indispensável para a comprovação da regularidade do imóvel perante o Incra.

Portanto, é importante que os proprietários de imóveis rurais fiquem atentos aos prazos para o georreferenciamento e procurem profissionais habilitados para realizar o serviço, que deve seguir as normas técnicas do Incra. O georreferenciamento é uma forma de garantir a segurança jurídica da propriedade, além de contribuir para o ordenamento territorial e o desenvolvimento sustentável do país.

Espero que você tenha gostado do meu artigo. Se você tiver alguma sugestão ou comentário.

Mais em Dicas

Conteúdo Publicitário
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.