Facilidade para produtores rurais na ratificação de imóveis na faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul!

Ratificação em faixa de fronteira

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul publicou um provimento que agiliza a regularização de registros imobiliários de propriedades rurais situadas em até 150 km da fronteira com o Paraguai e a Bolívia. A partir de agora, os produtores de 45 municípios podem realizar todo o procedimento no cartório do seu município, sem a necessidade de deslocamentos para outras localidades.

A Faixa de Fronteira na Legislação Brasileira

A Faixa de Fronteira constitui uma área de relevância estratégica para a segurança nacional brasileira, é uma linha imaginária com uma extensão de até 150 quilômetros adjacente às fronteiras terrestres.

A legislação pátria, em especial a Lei nº 6.634/1979 e a Constituição Federal de 1988, estabelece um arcabouço normativo para a ocupação e utilização dessa região, visando garantir a defesa do território nacional e o desenvolvimento sustentável.

Art. 1º. – É considerada área indispensável à Segurança Nacional a faixa interna de 150 Km (cento e cinqüenta quilômetros) de largura, paralela à linha divisória terrestre do território nacional, que será designada como Faixa de Fronteira.

De acordo com o § 2º do art. 20 da Constituição Federal de 1988, a faixa de até cento e cinquenta quilômetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres, é conhecida como Faixa de Fronteira e é considerada fundamental para defesa do território nacional.

Mais em Dicas

Conteúdo Publicitário
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.