Como o produtor rural pode acessar a Plataforma de Governança Fundiária – PGT

Passo a passo para o produtor rural entrar na plataforma

Para acessar o site da plataforma basta digitar este endereço do navegar da internet (https://pro-pgt-incra.estaleiro.serpro.gov.br/pgt/home).

Segue detalhadamente como o ocupante de gleba pública federal deve proceder para solicitar a titulação do seu imóvel rural via plataforma de forma correta, conforme demonstrado da figura abaixo: ⁣

https://pro-pgt-incra.estaleiro.serpro.gov.br/pgt/home

Na página inicial da plataforma, clique na opção “ENTRAR” na letra (A) que abrirá o local de acesso para colocar os dados do requerente (Figura 1).

Figura 1: Tela inicial da plataforma.

Figura 1: Tela inicial da plataforma.

Após isso, o produtor deverá fazer seu login (B) ou se cadastrar, através do seu CPF, no sistema “gov.br” do governo Federal (Figura 2) e clique em para poder ter acesso às funcionalidades conforme figura 2 abaixo.

Outras opções para entrar no sistema” gov.br” estão destacadas na figura 2 abaixo (Outras opções de identificação):

Figura 2: Utilizar sempre sua conta “gov.br” para entrar.

Como solicitar título de Regularização Fundiária? 

Na página inicial da plataforma, observam-se os “Principais Serviços” disponibilizado, conforme demonstrado na figura 3 abaixo:

Figura 3 – (E) Solicitar Título de Regularização Fundiária. 

Preencher a Solicitação de Título de Regularização Fundiária, uma vez confirmado o CPF, pressionando o botão coma a lupa, o nome completo do solicitante principal será mostrado no campo “Solicitante selecionado“.

Confira e Atualize suas Informações, nessa etapa confira e atualize as informações, pois a maioria dos campos é preenchida de forma automática conforme os cadastros do usuário na Receita Federal do Brasil, Ministério da Cidadania e INCRA. Observe com atenção, e complemente os campos: UF naturalidade, Município Naturalidade, e-mail, telefone e estado civil.

Quando o solicitante é casado(a) e desejar informar os dados do cônjuge/companheiro(a), basta marcar a caixa em destaque. Caso não haja um cônjuge, basta indicar seu estado civil correto.

 

E incluir as informações do cônjuge/companheiro(a) na tela “Informar os dados do novo solicitante”.

 Seleção de Parcelas, nessa página o solicitante deverá informar para qual(is) parcela(s) deseja solicitar o título de regularização fundiária.

Ao selecionar a parcela desejada, a área georreferenciada será apresentada no mapa.

Nas informações do imóvel será necessário indicar se já possui outro documento titulatório tais como: Autorização de Ocupação, Contrato de Alienação de Terras Publicas, Contrato de Concessão de Domínio de Terras Publicas, Contrato de Promessa de Compra e Venda e Licença de Ocupação.

Você também precisa indicar qual a principal atividade.

Por fim, será necessário indicar se você é ou não o ocupante originário. Caso você seja o ocupante originário, a data de ocupação atual será a mesma data da ocupação originária. Caso contrário, informe a data da ocupação originária, que é a data em que a ocupação original ocorreu, além da data em que você passou a ocupar a área, no campo “Data de ocupação atual“.

 Selecione o Imóvel Inscrito no Cadastro Ambiental Rural – CAR. Agora você já está quase chegando ao final do preenchimento da solicitação de título, mas ainda precisa selecionar o imóvel inscrito no CAR.

Marque na lista o imóvel inscrito no CAR. O imóvel marcado será destacado conforme a imagem. Além do imóvel ser destacado, a área do CAR será plotada no mapa, com as parcelas selecionadas anteriormente.

 

Neste passo, caso existam processos de solicitação anteriores ao que se está formulando, o solicitante deve ler atentamente a declaração de desistência e preencher o campo “Li e concordo com a desistência“.

Leia atentamente a declaração e marque a caixa “Li e concordo com a desistência” para poder prosseguir.

 Declaração dos Requerente a Regularização Fundiária.

Agora leia atentamente a declaração, e assinale a opção “Li e concordo com a Declaração dos Requerentes à Regularização Fundiária“. Marque também a caixa “Autorizo o contato da Plataforma por e-mail ou SMS“, assim você receberá as notificações de forma mais ágil sobre sua solicitação.

Caso não concorde com o teor da declaração, marque a opção “Li e NÃO concordo“.

Ao não concordar com a declaração de requerentes à regularização fundiária, é necessário informar ao menos um dos motivos contidos na lista apresentada conforme a imagem. Para isso, basta marcar ao menos uma das caixas. 

Agora basta pressionar no botão “CONCLUIR“.

Caso tenha concordado com a declaração, bastará confirmar sua solicitação. Para Isso, pressione o botão “CONCLUIR“.

10 motivos que impedem de regularizar sua área pública:

O ocupante e seu cônjuge ou companheiro NÃO poderá regularizar sua área pública caso esteja enquadrado em algum dos motivos abaixo, conforme a Lei 11.952, de 25 de Junho de 2009 e o Decreto 10.592/2020, de 24 de Dezembro de 2020:

  • O imóvel rural não estar inscrito no Cadastro Ambiental Rural – CAR;
  • A área do imóvel rural requisitado possuir mais de 2.500 ha (dois mil e quinhentos hectares);
  • O ocupante exercer cargo ou emprego público no, Incra, Mapa, Ministério da Economia (SPU) ou nos órgãos estaduais e distrital de terras;
  • O ocupante for autuado por crimes ambientais pelo Ibama, ou por órgãos ambientais do Governo do Estado, ou do Município;
  • O ocupante já for beneficiário por programa de reforma agrária ou de regularização fundiária;
  • O ocupante manter ou tiver mantido trabalhadores em condições análogas a de escravidão no imóvel rural;
  • O ocupante ser proprietário de outro imóvel rural em qualquer lugar do território nacional;
  • O ocupante não exercer ocupação ou exploração direta por si e por seus antecessores em data anterior a 22 de julho de 2008;
  • O ocupante não exercer ocupação de forma mansa, pacífica e de boa-fé na área;
  • Ocupante não exercer ocupação direta e não praticar cultura efetiva no imóvel rural.
Se você tiver alguma dúvida ou sugestão sobre esse assunto, ou sobre qualquer outro tema que eu possa ajudar, por favor me envie uma mensagem.


Próximo

Mais em Dicas

Conteúdo Publicitário
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.